RN e Portugal firmam acordo para impulsionar o turismo sustentável

 

Em janeiro de 2025, o estado registrou um aumento de 13,45% de turistas estrangeiros. Foto: Freepik

O Governo do Rio Grande do Norte (RN) assinou, em 15 de março, um Protocolo de Cooperação com os municípios portugueses de Palmela, Sesimbra e Setúbal (Território Arrábida) e a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL), em Portugal. 

O acordo visa impulsionar o turismo sustentável e promover intercâmbio de experiências entre os destinos, nos segmentos de Turismo Cultural, de Natureza, Gastronomia, Enoturismo e Golfe. 

Segundo a secretária de Turismo do RN, Marina Marinho, a parceria iniciou após missão portuguesa, no estado, em 2024.

“Esperamos aumentar o fluxo de turistas portugueses para o RN e levar mais potiguares à região da Arrábida, além das tradicionais visitas a Lisboa e ao Porto”, destacou Marinho.

Turismo em alta

O setor turístico do RN vive um momento de expansão. Em janeiro de 2025, o estado registrou aumento de 13,45% no número de turistas estrangeiros. Portugal se destacou como o principal emissor europeu, com crescimento de 37,2% em 2024. A Espanha, por sua vez, apontou alta de 36,1% na entrada de visitantes ao estado.

O Aeroporto de Natal tem sido um dos grandes beneficiados, registrando alta no fluxo de passageiros, impulsionado por novas rotas aéreas, como a inédita conexão entre Buenos Aires e Natal, com taxas de ocupação acima de 90%.

A parceria visa ampliar o desenvolvimento do turismo sustentável e esportivo no estado. Foto: Freepik.

Parceria ampliada 

Além do turismo, o RN assinou recentemente um acordo com Portugal para criar uma linha de transporte marítimo entre Natal e Setúbal, reduzindo custos logísticos e ampliando oportunidades comerciais.

A presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, Carla Salsinha, comemorou: “Esse acordo abre portas para um crescimento conjunto, valorizando nossas riquezas naturais e culturais de forma sustentável”.

Fonte: Setur / RN

Postagem Anterior Próxima Postagem