Energia solar bate recorde e ultrapassa 55 GW no Brasil

Foto: Freepik

A energia solar no Brasil atingiu 55 Gigawatt (GW) de potência instalada, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Do total, 37,6 GW são de geração própria em imóveis e 17,6 GW de grandes usinas conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Presente em todos os estados e mais de 5,5 mil municípios, a energia solar abastece majoritariamente residências (69,2%), seguidas por comércios (18,4%) e propriedades rurais (9,9%). Minas Gerais lidera com 900 mil imóveis, seguido por São Paulo (756 mil) e Rio Grande do Sul (468 mil).

Desafios

Apesar do crescimento, a Absolar alerta para desafios como cancelamentos de projetos, falta de ressarcimento por cortes de geração e dificuldades na conexão de pequenos sistemas. A entidade defende a aprovação do Programa Renda Básica Energética (Rebe) e a atualização da Lei 14.300/2022.

No caso das grandes usinas solares, a ausência de ressarcimento pelas regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para os cortes de geração gera insegurança jurídica e eleva a percepção de risco.

Sustentabilidade e impactos

A energia solar evitou a emissão de 66,6 milhões de toneladas de CO² e movimentou R$ 251,1 bilhões em investimentos, gerando 1,6 milhão de empregos e arrecadando R$ 78 bilhões em impostos. Atualmente, representa 22,2% da matriz elétrica nacional e segue em expansão, apesar dos desafios regulatórios.

Fonte: Absolar
Postagem Anterior Próxima Postagem