![]() |
Cerca de 74% dos brasileiros consideram a possibilidade de abandonar a carne. Foto: Freepik. |
A busca por uma alimentação mais sustentável e consciente ganha força no Brasil. Uma pesquisa inédita do Datafolha, encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e divulgada em março de 2025, revela que 7% da população brasileira se identifica como vegana, consolidando a tendência de crescimento do movimento no país.
O levantamento também aponta para um expressivo interesse em reduzir o consumo de carne. De acordo com os dados, 74% dos brasileiros consideram a possibilidade de abandonar a carne, motivados por preocupações com a saúde, o meio ambiente (43%) e o bem-estar animal (42%).
A pesquisa ainda indica que 22% da população já tentou adotar uma dieta livre de carne, demonstrando um engajamento crescente com alternativas alimentares mais conscientes.
Tendência global
O veganismo está crescendo no mundo todo. Nos EUA, o número de veganos triplicou entre 2004 e 2019. No Canadá, 10% dos adultos são veganos, e na Índia, 11% aderiram à dieta. Em 2024, a campanha global Veganuary incentivou 1,8 milhão de pessoas a testarem o veganismo.
Para Mônica Buava, presidente da SVB, os resultados indicam uma nova consciência alimentar:
“A pesquisa confirma que os brasileiros estão mais atentos à saúde, ao meio ambiente e aos animais. É animador ver que 74% consideram reduzir ou eliminar a carne”.
Perfil da pesquisa
O estudo ouviu 2.006 brasileiros com 16 anos ou mais em todo o país. Do total, 53% eram mulheres e 61% se declararam pretos ou pardos.
Os novos dados do Datafolha reforçam uma tendência identificada em pesquisas anteriores. Em 2018, uma pesquisa do Ibope Inteligência mostrou que 14% dos brasileiros eram vegetarianos. O novo levantamento reforça a tendência de mudança nos hábitos alimentares do país.
Fonte: SVB